Para ser bem direto, o uso obrigatório da casula é para quem vai presidir a Santa Missa. Fora isso seu uso é opcional. Não existe nada escrito que der fundamento que a casula só é para ser usada em missas festivas e aos Domingos, como argumenta muitos sacerdotes.
"A veste própria do sacerdote CELEBRANTE, tanto na missa como em outras ações sagradas em conexão direta com ela, É A CASULA sobre a alva e a estola."
(Introdução Geral do Missal Romano, 337)
"Se houver motivo justo, como, por exemplo, grande número de concelebrantes e escassez de paramentos, podem os concelebrantes, EXCETO o celebrante principal, dispensar a casula e usar apenas a estola SOBRE A ALVA."
( Instrução Geral do Missal Romano, 209)
( Instrução Geral do Missal Romano, 209)
Porém sempre tem os "espertos" ou desobedientes ao que se determina o Missal. Presidem a Santa Missa só com o habito religioso e sem casula.
Muitos padres, admiradores(ou adeptos) da Teologia da Libertação ou por puro comodismo e desobediência ao Missal, não usam a casula para presidir a Santa Missa.
Muitos nem alva(túnica) vestem e jogam a estola sobre o hábito religioso:
"Seja reprovado o abuso de que os sagrados ministros realizem a santa Missa, inclusive com a participação de só um assistente, sem usar as vestes sagradas ou só com a estola sobre a roupa monástica, ou hábito comum dos religiosos, ou a roupa comum, contra o prescrito nos livros litúrgicos. Os Ordinários cuidem de que este tipo de abusos sejam corrigidos rapidamente e haja, em todas as igrejas e oratórios de sua jurisdição, um número adequado de vestes litúrgicos, confeccionadas de acordo com as normas. "
(Redemptoris Sacramentum, 126-127)
Porém existem padres que são de congregações religiosas (monges, frades, freis) que obedecem a Igreja a respeito do uso dos paramentos clericais para celebração do Santo Sacrifício do Altar. Como observamos na foto seguinte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário