Missa em rito bizantino Versus Deum |
"Versus Deum", significa "De frente para Deus" e Ad orientem" (em direção ao oriente(Jerusalém)). É uma forma do sacerdote celebrar o santo sacrifício do altar. Até hoje muitas Igrejas Orientais Católicas e Ortodoxas celebram sua Divina Liturgia(Missa) dessa maneira.
Com a aprovação do Novo Rito Romano do Concílio Vaticano II, mas conhecido como "Rito de Paulo VI" se deixou explicito a posição "Versus Popolum"(de frente para o povo). Alguns deixaram os altares centenários intactos , já outros infelizmente ou criminalmente destruíram não deixando nem o pó.
O Institutio generalis Missalis Romani, a Introdução Geral ao novo Missal Romano, de 1969, onde, no número 262, se lê: “O altar maior deve ser construído separado da parede, de modo a que se possa facilmente andar ao seu redor e celebrar, nele, olhando na direção do povo [versus populum]”. A introdução à nova edição do Missal Romano, de 2002, retomou esse texto à letra, mas, no final, acrescentou o seguinte: “Isso é desejável sempre que possível”.
Papa Bento XVI celebrando em Versus Deum a Missa Nova |
O rito romano pós conciliar da Igreja Romana não proibiu nem proíbe que o padre celebre "Versus Deum". O Papa Bento XVI através de seu livro "O Espírito da Liturgia" e com uma celebração feita na Capela Sistina em seu pontificado(2008), fez esclarecer e incentivar tal modo de celebrar o Santo Sacrifício do altar na Igreja Romana. Causando é claro protestos da ala progressista da Igreja.
Missa Versus Deum em rito romano tridentino |
INSTRUÇÕES PARA CELEBRAR A MISSA NOVA "VERSUS DEUM":
Momentos em que o sacerdote deve ficar de frente para os fiéis:
Voltado para o povo e abrindo os braços, o sacerdote saúda-o com uma das fórmulas propostas. Ele mesmo ou outro ministro pode, com brevíssimas palavras, introduzir os fieis na Missa do dia. (IGMR, 124)
Outra vez no centro do altar, o sacerdote, de pé e voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, convida o povo a rezar, dizendo: Orai irmãos e irmãs etc.
O povo põe-se de pé e responde, dizendo: Receba o Senhor. Em seguida, o sacerdote, de mãos estendidas, diz a Oração sobre as oferendas. No fim o povo aclama: Amém. (IGMR, 146)
Em seguida, o sacerdote, de mãos estendidas, diz em voz alta a oração: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos...;
• terminada esta, estendendo e unindo as mãos, voltado para o povo, anuncia a paz, dizendo: A paz do Senhor esteja sempre convosco. O povo responde: O amor de Cristo nos uniu. Depois, conforme o caso, o sacerdote ou o Diácono acrescenta: Meus irmãos e irmãs saúdem-vos em Cristo Jesus. (IGMR, 154)
Monsenhor Guido Marini (mestre de cerimônia pontifício ) celebrando Versus Deum (Missa Paulo VI) |
Terminada a oração, o sacerdote faz genuflexão, toma a hóstia consagrada na mesma missa e segurando-a um pouco elevada sobre a patena ou sobre o cálice,
• diz voltado para o povo: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor..., e, juntamente com o povo, acrescenta uma só vez: Senhor, eu não sou digno... (IGMR, 157)
Oração pós comunhão:
A seguir, de pé, junto à cadeira ou ao altar,
• voltado para o povo, o sacerdote diz, de mãos unidas Oremos, e de mãos estendidas, recita a Oração depois da Comunhão, que pode ser precedida de um momento de silêncio, a não ser que já se tenha guardado silêncio após a Comunhão. No fim da oração o povo aclama: Amém.
(IGMR, 165)
E o atual Papa Francisco, celebrou Versus Deum, indiretamente dizendo a todos os seus padres que podem tranquilamente celebrar desta maneira.
Por fim, sugiro a todos os padres comecem a reservar um dia na semana ou do mês, para celebrar a Santa Missa de forma Ad Orientem, é claro esclarecendo do porquê e que não se trata da missa tridentina, para evitar mal entendidos na comunidade paroquial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário