A Missa(Divina Liturgia), é a celebração do Santo Sacrifício realizada pelo sacerdote. A Missa é chamada de SANTO SACRIFÍCIO, porque atualiza o único sacrifício de Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja; ou também santo sacrifício da Missa.
A Missa se celebra e se faz presente a Santa Eucaristia, é portanto e se deve saber que é um sacrifício porque representa (torna presente) o Sacrifício da Cruz, porque dele é memorial e porque aplica seus frutos. (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 1330,1366).
No entendimento oficial da Igreja, a Santa Missa é para o fiel ter um sentimento de adoração, piedade, respeito, devoção e momentos de silêncio. Porém, muitos entendem que a Santa Missa deve ser um grande show de pop, rock, samba. Colocar coreografia em tudo, bater palmas a toda hora, sapatear, pular, fazer "teatrinhos", sugerir diálogos de costume protestante do tipo:"olhe para seu irmão que esta sentado junto de você e diga....", "não escutei , está fraco".
Os católicos orientas entendem em sua maioria o significado real do que é uma Missa, como os católicos que seguem o rito romano tridentino. Porém nós que seguimos o rito romano atual, chamado de Paulo VI, infelizmente pecamos nesse quesito, esquecemos muitas vezes do sentido da Missa. Principalmente a Renovação Carismática Católica (RCC). Apesar que hoje em dia terem melhorado bastante nesse sentido de separar os shows de louvor com as Missas.
Missa é uma coisa e show católico é outra.
Que os padres e muitos fieis católicos entendam o significado real do que é uma Missa. Aprendemos pois, com nossos irmãos "católicos tradicionais" e "católicos orientais".
Quero deixar claro que não sou contra a Louvor e shows com cantores católicos e padres , até acho bonito e acredito que é muito importante para os jovens e afins.
Mas hora de Missa é Missa , é devoção, é se comportar de modo piedoso, com respeito, ficar em silêncio etc.
É muito difícil mudar uma mentalidade já solidificada por algum movimento "renovado" ou da "moda" em algumas paróquias. O grande responsável se chama "O Pároco", ele é quem tem o poder de orientar e corrigir alguns erros da comunidade paroquial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário