O ato de comungar na Igreja de Cristo, sempre foi feita de forma em que o padre colocava o pão consagrado (ázimo ou fermentado) diretamente na boca do fiel. E com a Reforma Protestante os luteranos principalmente faziam o uso de sua Ceia , dando a "comunhão" nas mãos dos fiéis, nisso se fez nascer uma influência no ato de entregar a santa comunhão , fazendo com que muitos padres na região da Alemanha desobedecessem as ordens da Sé Romana. Para evitar divisões Paulo VI promulgou a Instrução Memoriale Domine, de 28 de Maio de 1969. Onde se dava permissão da comunhão na mão.
Lembrando que o modo de comungar oficial é diretamente na boca de pé ou de joelhos. A comunhão na mão foi uma concessão dada as Conferências episcopais.
Vejamos o que diz os documentos oficiais:
Missal Romano: “Se a Comunhão é dada sob a espécie do pão somente, o sacerdote mostra a cada um a hóstia um pouco elevada, dizendo: O Corpo de Cristo. Quem vai comungar responde: Amém, recebe o Sacramento, na boca ou, onde for concedido, na mão, à sua livre escolha. O comungante, assim que recebe a santa hóstia, consome-a inteiramente.
”(IGMR ,161. )
- REDEMPTIONIS SACRAMENTUM : “[92.] Todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na boca."
Em 29 de Janeiro de 1973, a Sagrada Congregação do Culto Divino emitiu uma Instrução, chamada Immensae Caritatis, que autorizava a entrada em vigor dos Ministros Extraordinários da Eucaristia. Este documento não dá um indulto revolucionário para toda e qualquer paróquia permitir que os leigos deem a Comunhão; autoriza, sim, o uso de Ministros Extraordinários em "casos de autêntica necessidade", que são os seguintes:
- Quando não houver sacerdote, diácono ou acólito.
- Quando estes estiverem impedidos de dar a Sagrada Comunhão por algum outro ministério pastoral, ou por causa de doença ou idade avançada.
- Quando o número dos Fiéis que pedem a Sagrada Comunhão é tão grande que a celebração da Missa ou a distribuição da Eucaristia fora da Missa seria prolongada indevidamente.
Na Missa Bizantina-Rússia |
Missa na Canção Nova -SP |
Nenhum comentário:
Postar um comentário