domingo, 17 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DO LATIM NA LITURGIA

O Latim como muitos pensam não é uma língua morta e sim muito viva, usada no menor país do mundo chamado de Vaticano. Como também nos documentos emitidos diariamente na Santa Sé. É a língua oficial da Igreja Católica.

O uso do latim pela Igreja Romana, vem desde o tempo dos apóstolos Pedro e Paulo. Era idioma falado em Roma e em todo o Império Romano, mesmo predominando o Grego("o inglês da época"). O latim continuou preservado pela Igreja em sua liturgia e documentos até os nossos dias. 

A Igreja com S. Pio X, em 22 de novembro de 1904, fez por decreto que o Latim tivesse pronuncia romana (ou seja italiana), com sotaque italiano. Para unificar a pronúncia em todo o mundo cristão. Pois na época os franceses defendiam a pronúncia do latim na forma francesa. 

O latim continua a ser usado nas Missas, por questão de devoção, tradição e para ajudar nas missas onde se concentram pessoas de vários idiomas diferentes. Sim o latim é usado como língua internacional, onde todos os católicos e clérigos se entendem. 

Por isso a importância de todo católico romano saber pelo menos os hinos da Missa e suas melodias. Graças a internet podemos ver centenas de vídeos com orações e partes da Missa cantada e recitada em latim. Por exemplo, o Pai-nosso, O Credo, Cordeiro de Deus, Salve Rainha, Ave-Maria etc. 

monges beneditinos cantando em gregoriano (latim)


O que a  Igreja determina a respeito do uso do latim?

"Faça-se a celebração eucarística em língua latina ou outra língua, contanto que os textos litúrgicos tenham sido legitimamente aprovados." (Código de Direito Canônico, 928)

"(...) na formação sacerdotal...os alunos não só aprendam cuidadosamente a língua vernácula, mas também dominem a língua latina, e aprendam convenientemente as línguas estrangeiras (...)" 
(CDC, 249)

"Em igualdade de condições, o canto gregoriano ocupa o primeiro lugar, como próprio da liturgia romana[...]"
 (Instrução Geral do Missal Romano, 41)

"(...) convém que aprendam a cantar juntos, em latim, ao menos algumas partes do Ordinário da Missa, principalmente o símbolo da fé (Credo) e a oração do Senhor(Pai-Nosso), empregando-se melodias mais simples" (Sacrosanctum concilium,54/ Musicam sacram,47/ Inter oecumenici,56 / Instrução Geral do Missal Romano,41b). 

§ 1. "Deve conservar-se o uso do latim nos ritos latinos, salvo o direito particular. " (SC,36) - Concílio Vaticano II

"Tomem-se providências para que os fiéis possam rezar ou cantar, mesmo em latim, as partes do Ordinário da missa que lhes competem."(SC,54)- Concílio Vaticano II

RECOMENDAÇÕES: Pode-se recitar partes da Missa em latim, como a consagração eucarística, pai-nosso, cordeiro de Deus, a doxologia final , benção final. Sem precisar rezar toda a Missa em latim. Lembrando sempre de treinar a  pronúncia correta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário